terça-feira, 5 de junho de 2012

Interpretação de texto- 5ª série

Trabalho de Literatura. DATA: ___/___/2012 

Aluno (a): ___________________________________________________________5ª série/6º ano

Faça o trabalho com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la. Leia os textos a seguir com atenção:
Texto 1
 O porco mais limpo do mundo

No mundo dos animais domésticos, os porcos sempre foram discriminados. São considerados os bichos mais sujos, imundos e bagunceiros do reino animal. Em outras palavras, “porcos”. Talvez esse preconceito exista justamente porque são raras as pessoas que tiveram a oportunidade de ver um porco tomando banho, penteando os cabelos, lavando as orelhas, aparando o casco e usando desodorante. Foi esse tipo de preconceito que ocupou o pensamento de Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo quando viram que o novo morador do prédio que habitavam seria um porco. Gabriela Galinha foi a primeira a torcer o bico e resmungar: ”Meu Deus! É... um porco! Um porco que vem morar aqui! Assim não dá. “Todo mundo sabe que os porcos são bagunceiros, sujos e lamacentos.” Clóvis Coelho e Doutor Raposo concordaram plenamente com as palavras da vizinha e logo começaram a procurar defeitos no comportamento do novo habitante. Durante sua mudança, o Porco derrubou alguns pedaços de lenha na calçada e um saco de farinha na escada do edifício. Ainda deixou algumas pegadas de barro pelo corredor. Os vizinhos, ao verem aquela sujeira, pensaram que o prédio iria se transformar num chiqueiro. O que os bichos não viram foi que o próprio porco se encarregou de limpar tudo. Corroídos pelo preconceito, preferiram dar mais atenção ao ato de sujar do que ao ato de limpar do novo morador. Com o hálito exalando raiva, a Galinha, o Coelho e o Raposo resolveram tirar satisfações com o Porco por sua conduta “porca”. Através de uma conversa simples e direta, descobrem que foi o próprio porco que limpou toda sujeira. Constrangido, percebem que julgaram prematuramente o novo vizinho. Essa história que revela de maneira simples como o preconceito pode evitar que as pessoas enxerguem a verdade, mostra às crianças, de maneira simples, como o preconceito nasce como um sentimento desprovido de sentido e razão. Um sentimento que nasce no interior daquele que sente e não daquele que sofre o preconceito. (O porco mais limpo do mundo, de Marcos Losnak. Jornal Folha de Londrina, 2 out. 2000)

Texto 2
Todo mundo é igual
Existem algumas pessoas que acham que uns são melhores que os outros por causa da cor de pele. Aí maltratam quem é diferente delas, ofendem e às vezes, até dizem que os outros não têm os mesmos direitos. Mas é fácil perceber que uma pessoa assim não pensa direito. Vamos fazer um teste: pense em um amiguinho seu e depois tente lembrar quem é mais alto: você ou ele? Você é o mais alto? E só por isso você pensa que tem mais direitos que ele? Você é o menor? Mas quem disse que os menores podem mais? É isso mesmo: não faz diferença! Os altos e os baixos têm os mesmos direitos! E do mesmo jeito, uma pessoa de outra cor de pele também não é nem melhor nem pior. Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos. A pessoa pode ter a pele diferente, o cabelo de outro jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu. (...) Mas isso não é motivo pra pensar que uma aparência é melhor que outra. Sabe por quê? Porque, apesar de sermos diferentes, somos todos seres humanos! E os seres humanos têm os mesmos direitos. (Todo mundo é igual: conversando sobre racismo, de Ivan Alcântara. São Paulo: Escala Educacional, 2004) Interpretando o que você leu: 1-A ideia principal dos dois textos é: ( ) O preconceito – o fato das pessoas não aceitarem o outro como ele é. ( ) Os animais que se separam em bandos e lutam por serem tão diferentes. ( ) Os hábitos de higiene – que todos devem manter o ambiente em que vivem sempre limpo. ( ) A amizade – que é importante ser amigo de todos, seja ele alto ou baixo. 2-Segundo o autor do texto 1, qual é o preconceito existente em relação aos porcos? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 3-O que fez o Porco, que reforçou o que os moradores pensavam dele? ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 4-Numere os fatos de acordo com a ordem de acontecimento no texto: ( ) Os habitantes do prédio não observaram as atitudes do novo morador. ( ) Através de uma conversa, os moradores perceberam que foram injustos com o porco. ( ) A chegada de um novo morador despertou o preconceito nos habitantes do prédio. ( ) O novo morador fez uma grande sujeira no recinto. 5-O texto 1 apresenta os mesmos personagens que o 2? Justifique: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 6-Assim como a personagem do texto, muitas pessoas hoje em dia ainda enfrentam o preconceito. Você concorda com as atitudes dos personagens em relação ao porco? Justifique sua resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7-Assinale a opção que possui o mesmo significado da palavra destacada no parágrafo abaixo: “... Constrangidos, perceberam que julgaram prematuramente o novo vizinho...” ( ) antecipadamente ( ) severamente ( ) perigosamente ( ) felizmente
Bom trabalho!

2 comentários: